quarta-feira, 27 de março de 2013

Jeová Rafá

“... nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara.”Ex 15.26
A obediência a Deus traz benefícios eternos para a alma e cura para o corpo. Depois que o povo de Israel entrou no deserto rumo a Canaã lidou com a dramática experiência da falta de água. A sede implacável era o novo desafio. Caminharam três dias pelo deserto sem uma gota d’água. Ao chegarem em Mara encontraram água, mas as águas eram amargas.
Mais uma vez o povo murmurou contra Moisés, dizendo: “Que havemos de beber?”. Moisés clamou a Deus e o Senhor lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés na água, que se tornou doce. Deus lhes provou e lhes deu mandamentos e estatutos, dizendo que se eles dessem ouvidos aos seus mandamentos e guardassem seus estatutos, nenhuma enfermidade viria sobre eles, das que enviara sobre os egípcios.
Para colocar um marco sobre essa promessa, apresenta-se ao povo com um novo nome: Jeová Rafá, eu sou o Senhor que te sara. O nosso Deus é quem perdoa todas as nossas iniquidades e quem sara todas as nossas enfermidades. Toda cura, em última instância, é cura divina. Deus cura com os meios, sem os meios e apesar dos meios.
Pai celeste, tu és o médico dos médicos. O tua mão alcança o que ninguém pode alcançar. Os teus olhos veem o que ninguém pode enxergar. Sara-me, pois, ó Deus! Em nome de Jesus. Amém.

Olhando Para Jesus

“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.” Hb 12.2

A murmuração azeda a alma, entorpece a mente e provoca a ira de Deus. O povo se tornou impaciente e falou contra Deus e contra Moisés. Já estava enfastiado do maná e o chamou de pão vil. Deus mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos de Israel. Foram a Moisés e pediram que orasse por eles, rogando a remoção das serpentes.
Moisés clamou ao Senhor e Deus lhe respondeu, dizendo: “Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava” (Nm 21.8,9).
Mil e quinhentos anos depois, Jesus disse para Nicodemos: “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (Jo 3.14,15). A única forma de sermos libertos do pecado, o veneno mortal da antiga serpente, é olharmos para Jesus, aquele que levou sobre si os nossos pecados. Nele temos completa redenção!
Altíssimo Deus, eu creio que Jesus é o único caminho que pode conceder-me libertação do pecado e vitória sobre o maligno. Eu te confesso como meu salvador. Em nome de Jesus. Amém.

Alegoria ou Idolatria?


"E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo" (Nm 21:8,9).

Moisés orou pelo povo, mas o Senhor não respondeu da maneira como talvez fosse esperada. Em vez de remover imediatamente as serpentes e de curar as pessoas que haviam sido picadas, Deus instruiu Moisés a fazer uma serpente de bronze e a colocá-la numa haste, onde todos pudessem vê-la. Se aqueles que haviam sido picados olhassem para a serpente, seriam prontamente curados.

Jesus usou a serpente de bronze para ilustrar sua própria morte na cruz (Jo 3:14). "Levantar" era um termo usado na época para referir-se à crucificação. A comparação entre a serpente de bronze no tempo de Moisés e a cruz de Cristo nos ajuda a compreender melhor o significado da graça de Deus na salvação.

Todas as pessoas foram contaminadas pelo pecado e, um dia, morrerão e enfrentarão o julgamento (Hb 9:27), mas se olharem para Cristo pela fé, Ele as salvará e lhes dará vida eterna. O ato de olhar para a serpente de bronze salvou muitas pessoas da morte física, mas olhar para Cristo nos salva da morte eterna.

Mas por que Moisés devia fazer o modelo de uma serpente, justamente a criatura que estava causando a morte do povo? Na cruz, Jesus tornou-se pecado por nós, exatamente aquilo que condena as pessoas , e levou sobre o seu corpo aquilo que causa a morte espiritual (2 Cor 5:21; Rm 8:3; Gl 3:13; 1 Pe 2:22-24).

Moisés não escondeu a serpente de bronze; antes a colocou numa haste e pôs a haste num lugar onde todos pudessem vê-la! O mesmo aconteceu com nosso Senhor que foi crucificado publicamente, fora da cidade de Jerusalém, e aqueles que ouvem o evangelho podem olhar para Ele e serem salvos, pois "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10:13).

Os próprios judeus declaram que era a fé em Deus, e não a mera visão da serpente de bronze que curava o enfermo. Os dois Testamentos afirmam que essa fé no Senhor é o único meio para a salvação (Is 45:22; Ef 2:8; Hb 12:2).

Sabem o que aconteceu? Israel passou a adorar a serpente de bronze! A bicha ganhou até nome : NEUSTÃ (II Reis 18:4).

O rei Ezequias destruiu a serpente de bronze feita por Moisés (II Reis 18:4).

A serpente era uma relíquia religiosa que havia se transformado num ídolo.

Viram como uma alegoria pode ser transformada num ídolo?

terça-feira, 26 de março de 2013

Raabe e sua Fé!

Hebreus 11, o "hall da fama da fé", cita apenas duas mulheres pelo nome: Sara , a esposa de Abraão (V. 11) e Raabe, uma prostituta de Jericó (v. 31).

Sara era uma mulher temente a Deus, esposa do fundador do povo hebreu, e Deus usou seu corpo consagrado para dar à luz Isaque. Raabe, por sua vez, era uma gentia ímpia que adorava deuses pagãos e vendia seu corpo. Em termos humanos, Sara e Raabe não tinham nada em comum. Mas do pondo de vista divino, Sara e Raabe compartilhavam a coisa mais importante da vida: as duas exercitaram a fé salvadora no verdadeiro Deus vivo.

A bíblia não apenas associa Raabe à Sara como também, em Tiago 2:21-26, a relaciona a Abraão. Tiago usa tanto Abraão quanto Raabe para ilustrar o fato de que a verdadeira fé salvadora sempre é demonstrada por meio de boas obras.

Porém, a bíblia vai mais longe e relaciona Raabe ao Messias! Ao ler a genealogia de Jesus Cristo em Mateus 1, encontramos o nome de Raabe na mesma lista (v. 5) que os nomes de Jacó, Davi e de outras pessoas da linhagem messiânica. Sem dúvida, ela percorreu um longo caminho de prostituta pagã a atepassada do Messias! "Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm 5:20).

Não se esqueça, porém, de que o mais importante sobre Raabe é sua fé (Js 2:9-13), mencionada algumas vezes no NT. Se ela não tivesse crido no Deus vivo (Js 2:9-13), não teria escondido os mensageiros de Josué (Js 2:4,6; 6:17,25) e tampouco teria pendurado o cordão de fio de escarlata à janela, por onde os espias haviam escapado. 

Para dissipar dúvidas, vejamos a fé de Raabe em Josué 2:9-13.
V.9 - "...e disse aos homens: Bem sei que o senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós.
V.10 - Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seom e a Ogue, que estavam dalém do Jordão, os quais destruístes.
V.11 - Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
V.12 - Agora,pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, pois que vos fiz beneficência, que vós também fareis beneficência à casa de meu pai, e dai-me um sinal certo,
V.13 - de que darei a vida a meu pai e á minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis as nossas vidas da morte".

Vejam! No v.12, Raabe pediu que lhe dessem "...um sinal certo," da aliança que se estava fazendo. 

No v.18, vemos os espias dando a Raabe as instruções sobre o "sinal certo" que a livraria da morte : o cordão de fio de escarlata atado à janela(simbolismo do sangue do cordeiro). Atar o cordão de fio de escarlata à janela foi resultado da fé viva e salvadora, gerada pela palavra que havia chegado aos seus ouvidos, conforme Js 2:9-13.

Corroborando com o que dizemos, Tiago fala que "...a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma" (Tg 2:17).

Muitos falam do sangue de Jesus sem a fé viva em seus corações, alguns até como como deboche. Vemos isso até na mídia! De que vale essa banalização? 

A fé é o que há de mais essencial para qualquer pessoa, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6). Nem tudo o que é chamado de "fé" constitui, de fato, fé verdadeira como aquela descrita nas Escrituras.

Tanto Hebreus 11:31 quanto Tiago 2:25 mostram que Raabe havia depositado sua fé no Deus vivo antes de os espias chegarem a Jericó. A fé de Raabe não estava no cordão de fio de escarlata, estava no Deus vivo!.

Se admitíssemos que Raabe foi salva por causa do cordão do fio de escarlata, estaríamos admitindo que ela foi salva pelas obras e não pelo único meio de graça : a fé! (Ef 2:8,9).

Raabe demonstrou mais fé do que aqueles dez espias quarenta anos antes. Sua fé baseava-se em fatos concretos e não apenas em sentimentos, pois ela ouviu falar dos grandes milagres que Deus havia realizado, a começar pela divisão das águas do mar Vermelho no êxodo. 

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rm 10:17).

Como era a fé de Raabe?

O que veio primeiro, a fé ou o cordão de fio de escarlata?

Raabe creu no Deus vivo ou no cordão de fio de escarlata, que foi usado como "sinal certo" (v.12) da aliança selada?
Literatura Utilizada: Pequena Enciclopédia Bíblica, IBAD; Comentário Bíblico Expositivo, Geografica Editora, W.W.Wiersbe e Bíblia de Estudo Palavras Chave Hebraico-Grego, CPAD.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Jesus Pode todas as coisas


"Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas."
Salmos 147:3

Ninguém com olhar humano enxerga um coração "QUEBRANTADO". Mas nós temos um Deus todo poderoso, o Deus do Impossível que todas as coisas são possíveis para Ele, e a Bíblia Fala desse Deus e melhor, ela diz que O Senhor nosso Deus ele sara os quebrantados de coração, ou seja aquele coração sofrido, doído, pelas lutas , pelas dificuldades, por escolhas erradas, por vícios e muito mais.
Jesus, no seu Ministério de três anos, curou muitas pessoas. Curou lepra, problemas espirituais e toda sorte de doenças."Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
Isaías 53:3-5
Existe um caminho para a cura de memórias feridas! Existem coisas lá dentro que precisam ser tratadas e que não podem ser tratadas de qualquer jeito. É preciso que nós como igreja do Senhor ensinemos ao povo de Deus o que é a nossa experiência,e assim possamos ver , renuncias e libertações para que cura aconteça.

terça-feira, 19 de março de 2013

Som de Abundante Chuva

"E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça."1 Reis 18:44

Amados não é fácil, mas não podemos desanimar. Há uma promessas de Deus, para que não desanimem no deserto pelo qual estejam passando. Aparentemente nada está acontecendo, mas aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la. Somos chamados para vivermos por fé, não pelo que nossos olhos vêem. Elias orou e durante três anos e seis meses não choveu sobre a terra. Depois de ter enfrentado os profetas de Baal, ele fala a Acabe: “Sobe, come e bebe, porque já se ouve o ruído de abundante chuva.” Pela fé, meu irmão, ouça o ruído de abundante chuva em seu deserto! Não importa se o seu deserto é seu ministério, sua família, ou sua vida profissional. Você já pode ouvir o ruído da chuva do Senhor!

Elias subiu ao monte Carmelo para orar e levou consigo o moço que o assistia. Se prostrou em terra e mandou o moço subir mais adiante e olhar para o lado do mar para conferir, com os olhos humanos, não com os da fé, se já vinha a chuva. Nada via o rapaz, até a sétima vez que foi olhar. O moço voltou a Elias e disse que se levantava do mar uma pequena nuvem como a palma da mão de um homem. Elias responde ao menino: “Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha”. Diz a Bíblia que “dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva”. ALELUIA! Apesar de nossos olhos só verem uma pequena nuvem, não vai demorar muito, dentro em breve o Senhor fará cair grande chuva! Não são chuviscos, é uma abundante chuva que o Senhor tem para derramar em nosso deserto!

Em "I Reis 18.45-46" lemos que “Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel. A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe, até à entrada de Jezreel”. ALELUIA! Você tem a mão do Senhor sobre você! Quem conhece a história contada nesta passagem das Escrituras sabe que Acabe era um rei que fazia o que era mau perante o Senhor. Se tivesse chegado primeiro à cidade, Acabe poderia tentar impedir a entrada de Elias. Mas a mão do Senhor fez Elias chegar antes de Acabe, apesar de estar sem carro e ter saído depois dele. Glória ao Senhor! Agindo Deus, quem impedirá?

Somos objeto do cuidado especial do Senhor. Os sonhos que o Senhor colocou em nosso coração, antes de serem nossos, são dEle! Não adianta o inimigo tentar nos impedir de fazer alguma coisa, ou tentar impedir a realização dos planos de Deus em nossas vidas. Podemos fazer como Elias: zombar de nossos inimigos (I Reis 18.27). Toda e qualquer dificuldade em nosso caminho é apenas para fazer maior o nome do nosso Deus. Nenhum dos planos do Senhor serão frustrados.

“Ele envia as suas ordens à terra e a sua palavra corre velozmente” ( Salmos 147.15).


Palavra escondida no coração

"Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra" (Salmos 119:9).

O salmista no Salmos 119:9 nos deixa um conselho de como o jovem purifica o seu caminho. É observando a palavra de Deus. Esse conselho não é somente para os jovens, mas sim para todos. No versículo 11 ele disse: “Escondi a tua palavra no meu coração pra eu não pecar contra ti”. Meus queridos tendes vós observado a palavra de Deus? Já parou para pensar se a palavra de Deus está de fato escondida no teu coração? Se alguém te perguntar qual é a razão da tua fé, você está pronto para responder? Pense nisso! Nós encontramos exemplos no antigo testamento de jovens que observava e guardava a palavra em seus corações. Poderíamos falar de vários como: Josué, Calebe, José, Daniel... Mas quero destacar apenas um que desde sua infância observava a palavra de Deus e guardava em seu coração. Em primeiro Samuel nós encontramos a história dele, este jovem é Davi. Seria até dispensável dizer, foi verdadeiramente um homem notável por sua história de vida, por seu ministério pessoal, mas principalmente por seu relacionamento com Deus... isso é maravilhoso, porque Davi desde a infância ali no campo pastoreando as ovelhas de seu pai já se percebia que nele havia algo de especial. Davi era determinado, tinha seus propósitos definidos, era zeloso naquilo que fazia, uma dedicação fora do comum... enfim, um menino que estava à frente de sua idade, e porque não dizer fora de seu tempo. Um moço dotado de maturidade, temente a Deus, e uma fé inabalável. Esse jovem realmente observava a palavra de Deus e a guardava em seu coração. Davi passou por momento de fracasso na vida? Sim, Davi passou pelo vale escuro e sombrio, um momento de decadência, uma vida até mesmo vazia da presença de Deus. Mas com um respaldo: o temor do SENHOR não se apartou dele. Por isso na hora mais difícil da sua vida ele clamou ao Senhor, e o Senhor estendeu a tua mão e lhe deu vitória, livrando ele da miséria do pecado, e restaurando a sua comunhão com Deus. No Salmos 120:1 ele diz: “Na minha angústia clamei ao Senhor e ele me ouviu”. Quer ser vitorioso em sua caminhada cristã? Quer ter um ministério produtivo? Seja qual for à área que você atua, não transfira responsabilidade de seus atos a outras pessoas, seja responsável, seja humilde e Deus te dará vitória. Meus amados, os relatos bíblicos não existem apenas como descrições históricas de um Deus que ficou preso no passado, NÃO! Nosso Deus está acima da limitação do tempo e do espaço. Assim como Deus abençoou e usou Jovens no passado, também hoje ele pode te usar. Porque Deus é ontem, hoje e eternamente.

"Eu vos escrevi, Jovens, porque sois fortes, e a palavra de DEUS está em vós, e já vencestes o maligno" (1 João 2:14).

sábado, 16 de março de 2013

O Vaso de Barro e o Tesouro

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 
2 Coríntios 4:7-12

"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós (v.7).

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;(v.8)

Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;"(v.9)

Da glória da criação, Paulo passa à humildade do vaso de barro. O cristão é apenas um "vaso de barro"; é o tesouro dentro do vaso que lhe dá seu valor. A imagem do vaso aparece com frequência nas Escrituras, e podemos aprender várias lições com ela.

Deus nos criou da maneira como somos, a fim de podermos realizar a obra que planejou para nós, e por nós. Ao falar sobre Paulo, Cristo afirmou: "...porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel."(At 9:15)

O mais importante sobre o vaso é ser limpo, estar completamente vazio e disponível para o Reino de Deus. Somos vasos para que Deus nos use. Somos vasos de barro para que possamos depender do poder de Deus, não de nossas forças e méritos.

É preciso concentrar-se no tesouro, não no vaso. Paulo não temia o sofrimento nem as tribulações, pois sabia que Deus guardaria o vaso enquanto este guardasse o tesouro (I Tm 1:11; 6:20).

Deus permite as tribulações; Ele as controla e as usa para sua glória. Deus é glorificado por meio de vasos frágeis. Todos os "gigantes" na fé foram homens "fracos" que fizeram grandes coisas em obediência a Deus, pois sabiam que podiam contar com a Sua presença e Seu socorro.

Por vezes, Deus permite que nossos vasos sejam "sacudidos" de modo a derramar parte do tesouro e enriquecer a outros. O sofrimento revela não apenas a fraqueza humana, mas também a glória de Deus.

Paulo apresenta uma série de paradoxos: vasos de barro - poder divino; a morte de Jesus - a vida de Jesus; a morte em ação - a vida em ação. A mente natural não é capaz de compreender esse tipo de verdade espiritual, portanto não consegue entender como o cristão triunfa sobre o sofrimento.

Assim como se deve concentrar no tesouro, não no vaso, também se deve concentrar no Mestre, não no servo. Se sofremos, é por amor a Jesus Cristo. Se morremos para nosso ego, é para que a vida de Cristo seja revelada em nós. Se passamos por tribulações, é para que Cristo seja glorificado.

Os judaizantes não sofriam. Em vez de ganharem almas, roubavam convertidos das igrejas. Em vez de se sacrificarem por seu povo, faziam o povo se sacrificar por eles (II Cor 11:20). Os falsos mestres não possuíam um tesouro para repartir. Tinham apenas algumas peças de museu da antiga aliança; antiguidades gastas que jamais poderiam enriquecer a vida de alguém.

Sabemos por experiência que algumas pessoas não fazem ideia do "preço" que um pastor paga a fim de ser fiel ao Senhor e de servir a seu povo. Esta é uma de três seções de II Coríntios dedicadas a relatar os sofrimentos de Paulo. As outras duas são 6: 1-10 e 11: 16 - 12:10: A prova do verdadeiro ministério não está em suas condecorações, mas sim em suas escoriações.

"Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus". (Gl 6:17

Como preservar nossa Salvação em meio às tribulações? Lembrando que somos privilegiados por possuir o tesouro do Reino celestial em vasos de barro!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Oração de Jabez

"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." 
1 Crônicas 4:9-10

Jabez descobriu que as necessidades pessoais, pertinentes à vida diária devem ser levadas diante do Senhor : "ele clamou ao Deus de Israel" e "Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". Frequentemente na Bíblia os nomes devem ser encarados com respeito, pois, quando são dados às pessoas com seriedade (como neste caso, onde reflete as circunstâncias do nascimento) ou conscientemente, tornam-se referências sobre a pessoa em questão. "Jabez" significa "dor, tristeza" e parece que ele vivia com o receio de que seu nome fosse profético e o futuro pudesse lançar sua sombra sobre ele. Assim, orou sobre a questão e o Senhor atendeu seu o pedido. Tratava-se de um problema herdado, mas Deus concedeu uma solução.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Jesus Chorou

"Jesus Chorou" (João 11:35).

"Jesus Chorou" é o versículo mais curto e mais profundo das Escrituras. Jesus chorou em silêncio (esse termo grego não aparece em nenhuma outra passagem do NT), não em altos prantos, como os que lamentavam a seu redor. Mas por que Jesus chorou? Afinal, sabia que traria Lázaro de volta dos mortos (Jo 11:11).

As lágrimas de Jesus Cristo revelam a humanidade do Salvador. passou por todas as experiências de nossa existência e sabe exatamente como nos sentimos diante das adversidades.

Na verdade, por ser o Deus-homem perfeito, Jesus experimentou tudo isso de maneira mais profunda do que nós. Suas lágrimas também nos mostram sua compaixão. Foi, de fato, um "homem de dores e que sabe o que é padecer" (Is 53:3)

Hoje, Jesus Cristo é nosso Sumo Sacerdote misericordioso e fiel, e podemos nos aproximar do trono da graça e receber toda a ajuda de que precisamos (Hb 4:14-16).

Em suas lágrimas, vemos a tragédia do pecado, mas também a glória do céu.

Os que estavam por perto consideraram as lágrimas de Jesus um sinal de seu amor. Mas houve quem perguntasse: "Se ele amava tanto seu amigo Lázaro, por que não fez algo para evitar sua morte?" Talvez tenham pensado que Jesus chorava por não poder mais fazer coisa alguma. E que suas lágrimas eram, portanto, de arrependimento.

Em outras palavras, na verdade, ninguém ali presente esperava um milagre! Por esse motivo, ninguém pôde acusar Jesus de "tramar" esse episódio com as irmãs e com os amigos. Nem mesmo os discípulos creram que Jesus ressuscitaria Lázaro!

A única pessoa que declarou sua fé foi Marta (Jo 11:27) e, ainda assim, no último instante, hesitou. "Abrir o sepulcro? A essa altura, já está cheirando mal!" Jesus lembrou-a gentilmente da mensagem que lhe enviara pelo menos três dias antes (Jo 11:4), instando-a a crer nessas palavras.

A verdadeira fé firma-se nas promessas de Deus e, desse modo, libera o poder de Deus. Marta creu, e a pedra foi removida!

Tirai a pedra!

Paz, Dádiva de Deus

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27).

Shalom - paz - é uma palavra preciosa para os judeus. Significa mais do que a simples ausência de guerra ou de perigo. Shalom significa integridade, plenitude, saúde, segurança e até mesmo prosperidade, em seu melhor sentido. Quando desfrutamos a paz de Cristo, temos alegria e contentamento. Mas a paz de Cristo não é como a "paz" que o mundo oferece.

O mundo baseia sua paz em seus recursos, enquanto a paz de Cristo depende de relacionamentos. Estar em ordem com Deus significa desfrutar a paz de Cristo. O mundo depende da capacidade e dos méritos pessoais, mas os servos de Cristo dependem da suficiência e dependência em Cristo.

No mundo, a paz é algo pelo que as pessoas esperam e se esforçam; para os remidos, a paz de Cristo é uma dádiva maravilhosa, recebida pela graça mediante a fé. Os que não são salvos sentem paz quando não há problemas; os remidos tem paz apesar das dificuldades que enfrentam, por causa da presença do Espírito Santo de Deus em suas vidas.

As pessoas do mundo vivem de acordo com o que podem ver e dependem do que é externo e passageiro, mas os remidos vivem pela fé e dependem do que é eterno. O Espírito de Deus nos ensina a Palavra e nos guia (não nos arrasta!) para a verdade absoluta que é Cristo. Também nos lembra do que nos ensinou para que possamos depender da Palavra de Deus nos momentos mais difíceis da vida.

O Espírito de Deus usa a Palavra para nos dar sua paz (Jo 14:27), seu amor (Jo 15:9,10) e sua alegria (Jo 15:11).

Se isso não acalmar nosso coração perturbado, não há nada que possa tranquilizá-lo!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Amar uns aos outros


"E se assentaram juntamente com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande (Jó 2:13).

A aparência de Jó era tão repugnante que ele abandonou o convívio social e foi para fora da cidade, sentar-se sobre um monte de cinzas. Esse era o local onde se jogava e queimava o lixo da cidade e onde os párias viviam, pedindo esmolas de quem passava por lá.

Nesse monturo, os cães brigavam por algum alimento e o estrume da cidade era queimado. O cidadão mais proeminente daquela comunidade passou a viver na mais abjeta pobreza e vergonha.

A expressão "consoladores de jó" aplica-se a pessoas cujo auxílio só faz os outros se sentirem piores. No entanto, apesar de sua perseguição a Jó, esses três homens possuíam algumas qualidades admiráveis.

Em primeiro lugar, importaram-se o suficiente com Jó a ponto de percorrer uma longa distância para visitá-lo. Quando se lamentaram com ele, não o fizeram numa casa confortável nem em um quarto de hospital: assentaram-se com ele no monturo, cercados de lixo.

Sua tristeza era tanta que não conseguiram falar durante sete dias e sete noites(fica claro que depois tiraram o atraso desse silêncio). Na verdade, sua expressão de tristeza foi como o luto pela morte de uma pessoa eminente(Gn 50:10).

As vezes, a melhor maneira de ajudar as pessoas que sofrem e são abandonadas, é simplesmente ficar com elas, dizendo pouca coisa ou permanecendo em silêncio, demonstrando que nos preocupamos com elas. Não devemos explicar coisa alguma, pois as explicações não curam o coração ferido.

Se os amigos de Jó tivessem dado ouvidos a ele, aceitando seus sentimentos e não argumentando com ele, teriam sido de grande ajuda. Porém, escolheram ser advogados de acusação em vez de testemunhas. No final, o Senhor os repreendeu, e tiveram de pedir perdão a Jó (Jó 42:7-10).

O livro de Jó não se resume numa poesia de sofrimento e paciência. É uma fonte inesgotável de lições maravilhosas que precisamos aplicar às nossas vidas!

Aplicando-as, veremos as mudanças em nossos relacionamentos sociais, familiares e com Deus!

Ler as escrituras

"Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (João 5:39).

O povo judeu reverenciava profundamente a Palavra escrita de Deus, especialmente a Lei que ele havia lhes dado por intermédio de Moisés. Moisés ouviu a voz de Deus e viu a sua glória, mas encontramos essa mesma voz e glória na Palavra inspirada de Deus (II Pe 1:12-21).

As Escrituras do Antigo Testamento dão testemunho de Jesus Cristo e, no entanto, as pessoas que receberam e que preservaram essa Palavra não foram capazes de reconhecer o próprio Messias.

Por quê?

Pelo fato de não permitirem que a Palavra gerasse fé em seus corações (Jo 5:38). É provável que João 5:39 seja a declaração de um fato, não uma ordem a ser obedecida: "Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna...".

Os escribas procuravam conhecer a Palavra de Deus, mas não conheciam o Deus da Palavra! Contavam todas as letras dos textos, mas deixavam passar as verdades espirituais contidas nesses textos.

É triste quando o "estudo" da Bíblia torna as pessoas arrogantes e intransigentes, não humildes e dispostas para servir a outros, até mesmo aos que tem opiniões discordantes. A marca do verdadeiro estudo bíblico não é o conhecimento que ensoberbece, mas o amor que edifica (I Co 8:1).

Todo crente precisa entender uma coisa, fundamental para a salvação: priorizar a leitura e prática das Escrituras Sagradas. E que tudo seja feito tendo como norte a inspiração divina, e jamais através de interpretações particulares.

Dos dons espirituais até a "menor" benção, tudo decorre do conhecimento e prática da Palavra de Deus. Não o inverso!

Estabeleça a leitura e prática da Palavra de Deus como prioridade, os dons e outras bençãos, serão consequências maravilhosas e inevitáveis!

E, viva a Sã Doutrina!

terça-feira, 12 de março de 2013

O amor de Deus

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as Suas misericórdias não tem fim.

Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

A Minha porção é o Senhor, diz a minha alma;portanto esperarei nele.

Bom é o Senhor para os que se atêm a ele, para a alma que o Busca.

Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor" (Lm 3:22,26).

A incredulidade nos leva a ver Deus por meio das circunstâncias e, assim, traz consigo o desespero. A fé, porém, permite que vejamos nossas circunstâncias por meio da realidade de Deus, e isso traz consigo a esperança.

Se o Senhor é nossa herança (Sl 73:26), nosso quinhão (Sl 142:5), e então somos fortalecidos por aquilo que não pode ser consumidos nem destruído. Deus é nossa fonte eterna de força, esperança e bençãos (Sl 46:1).

Nossas circunstâncias mudam, bem como nossos sentimentos Sobre elas, mas Deus é sempre bom, amoroso, misericordioso e nosso Senhor nunca muda.
"Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente"(Hb 13:8). Edificar a vida Sobre aquilo que está sempre mudando é dar Lugar à inquietação e às decepções, mas construir Sobre o que é imutável e eterno é ter Paz e confiança.

Ao contemplar o caráter de Deus, Jeremias percebeu que a melhor coisa que ele e seu Povo poderiam fazer era confiar e esperar, paciente e silenciosamente, enquanto o Senhor trabalhava e realizava sua vontade a seu tempo (Lm 3:25,28).

Não importa o modo como nos sentimos ou o que vemos, Deus é a fonte da graça, é grande em sua fidelidade e amor.

Contudo, não basta pensar, sentar e esperar; devemos também buscar ao Senhor e nos achegar a ele (Lm 3:25). Quanto às crianças e aos jovens que sofriam, até eles poderiam app render com aquela experiência e tornar-se homens e mulheres fortes (Lm 3:27). Jeremias já estava, então idoso, mas foi por haver sofrido na mocidade que sabia o que dizia(Jr 1:8, 17-19, 15:10, 15-17).

Haja Alegria!

 João 16:16-33

"Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz a criança, já se não lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo". (João 16:20,21)

O princípio é simples: Deus nos dá alegria não por substituição, mas por transformação. A ilustração da mulher em trabalho de parto deixa isso muito claro. O mesmo bebê que foi a causa da dor e do incomodo também trouxe alegria. No nascimento, Deus não coloca outra coisa no lugar da dor da mulher. Antes, usa e transforma o que já está presente.

Todos os pais sabem como é ter um filho desconsolado porque um brinquedo quebrou ou um amigo que foi embora. Os pais tem duas opções: podem colocar algo no lugar do brinquedo ou do amigo ausente, ou podem transformar essa situação em uma nova experiência para a criança triste.

Se a mãe sempre dá um brinquedo novo cada vez que outro quebra, a criança cresce esperando que todo problema seja resolvido pela substituição. Se a mãe sempre telefona para outros amigos e os convida a brincar com o filho, a criança cresce esperando sempre que alguém a salve de uma situação de crise. O resultado é uma criança mimada ou incapaz de lidar com a realidade.

A substituição é a forma imatura de resolver problemas, isso se aplica também ao casamento e à vida espiritual. A transformação é a resolução que lança mão da fé e da maturidade. Não se pode amadurecer emocional e espiritualmente se alguém sempre repuser nossos brinquedos quebrados.

Jesus não disse que a dor da mãe foi substituída por sua alegria, mas sim que essa dor foi convertida, transformada em alegria. O mesmo bebê que lhe causou dor também foi o motivo da alegria! O princípio também se aplica à vida cristã: Deus toma situações aparentemente impossíveis, opera pelo milagre da sua graça e transforma a tribulação em triunfo e a tristeza em alegria. "...o nosso Deus converteu a maldição em benção" (Ne 13:2).

Os irmãos de José o venderam como escravo, e Potifar colocou-o na prisão como se fosse um criminoso, mas Deus transformou essa situação de derrota em vitória. A opressão do povo hebreu no Egito só fez com que se multiplicassem e prosperassem ainda mais. A perseguição assassina de Saul a Davi serviu para aproximar Davi ainda mais de Deus e o ajudou a redigir os salmos que dão ânimo a nosso coração até hoje.

Até mesmo Jesus Cristo tomou a cruz, um símbolo de vergonha e de derrota, e a transformou em símbolo de salvação, vitória e de glória.

Manancial de vida

A Língua e seu Poder de Edificação e Alegria : Uma Fonte e Uma Árvore - Tiago 3:9-12.

A fonte oferece, evidentemente, a água fresca da qual o ser humano precisa para sobreviver. Nos países do Oriente Médio, a presença de uma fonte de água fresca é uma grande benção para uma comunidade. O ser humano precisa de água não apenas para beber, mas também para lavar, cozinhar, irrigar suas lavouras e para uma série de outras atividades essenciais à vida.

"A boca do justo é manancial de vida..." (Pv 10:11).

"O ensino do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte" (Pv 13:14).

"Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria" (Pv 18:4).

Esses versículos são paralelos àquilo que Tiago escreve e ressaltam a importância de nossas palavras.

Como água, nossas palavras também podem dar vida. Mas, se não for controlada, a água pode causar morte e destruição.

Quando, porém, nos inclinamos sobre uma fonte para beber um gole de água fresca, raramente nos lembramos de enchentes e destruições. Pensamos apenas na dádiva preciosa do refrigério que vem de um gole de água. Não seria possível ter saúde sem água.

"Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde" (Pv 12:18).

O apóstolo Paulo orava para ser um refrigério aos santos de Roma quando fosse visitá-los (Rm 15:32). Ele costumava citar o nome de santos que o haviam revigorado (I Cor 16:18; Fm 7, 20).

Outra propriedade da água é sua capacidade de purificar. No tabernáculo e no Templo do AT, havia uma bacia em que os sacerdotes deveriam lavar as mãos e os pés. A Palavra de Deus é água purificadora (Jo 15:3; Ef 5:26,27).

Mas nossas palavras para outros também podem ajudar a purificá-los e a santificá-los. Nossas palavras devem ser como o rio descrito em Ezequiel 47 que dava vida a tudo o que tocava.

A língua também é aprazível, pois, é como uma árvore. Nas regiões descritas na Bíblia, as árvores eram de importância vital para a economia: ajudavam a fixar o solo, davam sombra e frutos e embelezavam a paisagem.

Nossas palavras podem ajudar a abrigar e animar um viajante cansado e a alimentar uma alma faminta!

"Os lábios do justo apascentam muitos..." (Pv 10:21).

"Prata escolhida é a língua do justo..." (Pv 10:20).

Jesus Cristo declarou : "...as palavras que eu vos disse são espírito e vida" (Jo 6:63). Quando compartilhamos a Palavra com outros, os alimentamos e encorajamos ao longo do caminho.

Um dos elementos mais importante da árvore é seu sistema de raízes. Se as raízes não tiverem profundidade suficiente, a árvore não crescerá de maneira saudável. Se estivermos arraigados nas coisas do Senhor, nossas palavras serão fruto de nossa comunhão com ele.

Seremos como o homem "bem-aventurado" do Salmo 1º e produziremos frutos no devido tempo. Um dos motivos pelos quais Jesus Cristo sempre tinha as palavras certas na hora certa era o fato de estar em comunhão com o Pai e de ouvir as palavras do céu a cada dia.

Eis seu testemunho:

"O Senhor Jeová me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer,a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem" (Is 50:4).

"E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava" (Mc 1:35).

A fim de ter uma língua aprazível, é preciso ter um encontro diário com o Senhor Jesus Cristo e aprender dele. Nossas "raízes espirituais" devem ser lançadas no solo profundo de sua Palavra. É preciso orar, meditar e permitir que o Espírito de Deus encha nosso coração com a verdade de Deus.

mas Tiago faz uma advertência: de uma fonte não pode jorrar dois tipos de água, e uma árvore não pode dar dois tipos de frutos. espera-se que uma fonte jorre água doce todo tempo, que uma figueira sempre dê figos e que uma oliveira sempre d~e olivas. A natureza reproduz-se segundo sua espécie.

A incoerência da língua indica que há algo errado com o coração.

A língua que bendiz o Pai e depois se volta para homens feitos à imagem de Deus e os amaldiçoa precisa encarecidamente de cura espiritual. Como é fácil cantar louvores durante os cultos e depois entrar no carro com a família e discutir e brigar até chegar em casa!

"Meus irmãos, não conveniente que estas coisas sejam assim!" O problema, é claro, não é a língua, é o coração. É fácil ter "inveja amargurada e sentimento faccioso em nosso coração" (Tg 3:14).

"Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem" (Mt 15:18).

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4:23).

Ao encher nosso coração com a Palavra de Deus e nos sujeitar ao Espírito Santo, seremos fontes revigorantes e árvores produtivas.

Sem dúvida, a língua é um pequeno órgão que pode causar grandes problemas. Mas não precisa ser assim. Deus pode usar nossa língua para orientar a outros pelos caminhos da vida e para lhes dar alegria e refrigério em meio às tribulações. A língua é muito pequena, mas tem enorme poder!

Dediquemos a Deus a língua e o coração diariamente e deixemos que ele nos use, a fim de sermos benção para outros.

A Vida Revelada!


Ao ler a carta de João, descobre-se que ele gosta de usar certas palavras, e uma delas é "manifestar". O apóstolo afirma que "A vida eterna, a qual estava com o Pai [...]nos foi manifestada" (1 Jo 1:2). Não se trata de uma vida oculta, que é preciso procurar e encontrar. Antes, é uma vida manifestada - revelada abertamente.

Se você fosse Deus, será que se revelaria aos seres humanos? Como lhes falaria do tipo de vida que gostaria que desfrutassem e de que maneira lhes daria essa vida?

Deus se revelou na criação (Rm 1:20), mas a criação, por si mesma, jamais seria capaz de contar a historia do amor do Criador. Deus também se revelou de maneira mais plena na Bíblia, mas a revelação mais completa e absoluta de Deus deu-se em seu Filho, Jesus Cristo. Jesus disse : "Quem me vê a mim vê o Pai" (Jo 14:9).

Uma vez que Jesus Cristo é a revelação do próprio Deus, recebe um nome muito especial: "Verbo da vida" (1 Jo 1:1).

A mesma designação pode ser encontrada no início do Evangelho de João : "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (Jo 1:1).

Porque Jesus Cristo tem esse nome? Porque Cristo é aquilo que as palavras são para as pessoas . Palavras revelam pensamentos e sentimentos. Cristo revela a mente e o coração de Deus. Ele é o único meio de comunicação vivo entre Deus e os homens.

Conhecer a Jesus Cristo é conhecer a Deus de forma plena e absoluta!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Semente Plantada

"Porque haverá semente de prosperidade; a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o restante deste povo herde tudo isto." 
Zacarias 8:12
A palavra do senhor tem sido a nossa vitória, a nossa arma, nosso escudo e toda fonte de prosperidade em nossa vida. A cada dia somos felizes pelo poder da palavra do senhor que é a semente plantada em nossos corações."Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."Salmos 119:11
Assim recebemos o bom resultado da parte do senhor que é Ele nos usando com seu poder, com sua graça.Assim nós praticamos aquilo que o Senhor tem nos direcionado.
A Terra dará a sua novidade, o que será essa novidade?
A novidade é um evangelho genuíno, que tem poder para transformar vidas.(NOVIDADE)Jesus gerado em cada coração.
E os céus darão o seu orvalho , O Senhor tem derramado o seu espírito Santo sem medidas na vida daqueles que tem buscado"E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;"Atos 2:18
Para que com a sabedoria do alto e sabedoria do espírito, a semente do Senhor chegue a toda criatura, e todos herdem a eternidade do Senhor.

Tempo de Semear

"Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão." 
Gênesis 8:22
Depois do dilúvio Noé e sua família saem da arca.No versículo 20 vimos que Noé ele edifica um altar ao senhor e no versículo 21, o Senhor cheira com cheiro suave,ou seja o Senhor recebe a oferta de Noé, e assim o Senhor fala ao coração de Noé e diz que não feriria mais os viventes da terra.
Vejamos o versículo 22:
Uma promessa da parte do Senhor,Ele diz:
Enquanto a terra durar,ou seja :Não temos tempo a perder pois há um tempo determinado pelo Senhor, e o Senhor nos quer como valentes dEle, nos quer como arautos no deserto, Ele nos quer de Pé e preparados a qualquer tempo.
A Sementeira;fala do tempo de semear, época que se semeia, mas semearemos o quê?
Semearemos a palavra do Senhor!falaremos quem é o Senhor dos exércitos, anunciaremos o poder que há nessa palavra que é viva e que a cada dia fala ao nosso coração de maneira diferente, e a cada dia semearemos uma porção."A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele." 
Lamentações 3:24Precisamos a cada dia dessa porção em nossas vidas.
Sega: Significa ceifa ou colheita "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." 
Salmos 126:6
À recompensa, tempo de colher o que se plantou "OS FRUTOS EXCELENTES DO SENHOR"
Não tem limites para realizar a obra do Senhor, a obra do Espirito Santo" frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão."