quarta-feira, 27 de março de 2013

Alegoria ou Idolatria?


"E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo" (Nm 21:8,9).

Moisés orou pelo povo, mas o Senhor não respondeu da maneira como talvez fosse esperada. Em vez de remover imediatamente as serpentes e de curar as pessoas que haviam sido picadas, Deus instruiu Moisés a fazer uma serpente de bronze e a colocá-la numa haste, onde todos pudessem vê-la. Se aqueles que haviam sido picados olhassem para a serpente, seriam prontamente curados.

Jesus usou a serpente de bronze para ilustrar sua própria morte na cruz (Jo 3:14). "Levantar" era um termo usado na época para referir-se à crucificação. A comparação entre a serpente de bronze no tempo de Moisés e a cruz de Cristo nos ajuda a compreender melhor o significado da graça de Deus na salvação.

Todas as pessoas foram contaminadas pelo pecado e, um dia, morrerão e enfrentarão o julgamento (Hb 9:27), mas se olharem para Cristo pela fé, Ele as salvará e lhes dará vida eterna. O ato de olhar para a serpente de bronze salvou muitas pessoas da morte física, mas olhar para Cristo nos salva da morte eterna.

Mas por que Moisés devia fazer o modelo de uma serpente, justamente a criatura que estava causando a morte do povo? Na cruz, Jesus tornou-se pecado por nós, exatamente aquilo que condena as pessoas , e levou sobre o seu corpo aquilo que causa a morte espiritual (2 Cor 5:21; Rm 8:3; Gl 3:13; 1 Pe 2:22-24).

Moisés não escondeu a serpente de bronze; antes a colocou numa haste e pôs a haste num lugar onde todos pudessem vê-la! O mesmo aconteceu com nosso Senhor que foi crucificado publicamente, fora da cidade de Jerusalém, e aqueles que ouvem o evangelho podem olhar para Ele e serem salvos, pois "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10:13).

Os próprios judeus declaram que era a fé em Deus, e não a mera visão da serpente de bronze que curava o enfermo. Os dois Testamentos afirmam que essa fé no Senhor é o único meio para a salvação (Is 45:22; Ef 2:8; Hb 12:2).

Sabem o que aconteceu? Israel passou a adorar a serpente de bronze! A bicha ganhou até nome : NEUSTÃ (II Reis 18:4).

O rei Ezequias destruiu a serpente de bronze feita por Moisés (II Reis 18:4).

A serpente era uma relíquia religiosa que havia se transformado num ídolo.

Viram como uma alegoria pode ser transformada num ídolo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário