terça-feira, 12 de março de 2013

Haja Alegria!

 João 16:16-33

"Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz a criança, já se não lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo". (João 16:20,21)

O princípio é simples: Deus nos dá alegria não por substituição, mas por transformação. A ilustração da mulher em trabalho de parto deixa isso muito claro. O mesmo bebê que foi a causa da dor e do incomodo também trouxe alegria. No nascimento, Deus não coloca outra coisa no lugar da dor da mulher. Antes, usa e transforma o que já está presente.

Todos os pais sabem como é ter um filho desconsolado porque um brinquedo quebrou ou um amigo que foi embora. Os pais tem duas opções: podem colocar algo no lugar do brinquedo ou do amigo ausente, ou podem transformar essa situação em uma nova experiência para a criança triste.

Se a mãe sempre dá um brinquedo novo cada vez que outro quebra, a criança cresce esperando que todo problema seja resolvido pela substituição. Se a mãe sempre telefona para outros amigos e os convida a brincar com o filho, a criança cresce esperando sempre que alguém a salve de uma situação de crise. O resultado é uma criança mimada ou incapaz de lidar com a realidade.

A substituição é a forma imatura de resolver problemas, isso se aplica também ao casamento e à vida espiritual. A transformação é a resolução que lança mão da fé e da maturidade. Não se pode amadurecer emocional e espiritualmente se alguém sempre repuser nossos brinquedos quebrados.

Jesus não disse que a dor da mãe foi substituída por sua alegria, mas sim que essa dor foi convertida, transformada em alegria. O mesmo bebê que lhe causou dor também foi o motivo da alegria! O princípio também se aplica à vida cristã: Deus toma situações aparentemente impossíveis, opera pelo milagre da sua graça e transforma a tribulação em triunfo e a tristeza em alegria. "...o nosso Deus converteu a maldição em benção" (Ne 13:2).

Os irmãos de José o venderam como escravo, e Potifar colocou-o na prisão como se fosse um criminoso, mas Deus transformou essa situação de derrota em vitória. A opressão do povo hebreu no Egito só fez com que se multiplicassem e prosperassem ainda mais. A perseguição assassina de Saul a Davi serviu para aproximar Davi ainda mais de Deus e o ajudou a redigir os salmos que dão ânimo a nosso coração até hoje.

Até mesmo Jesus Cristo tomou a cruz, um símbolo de vergonha e de derrota, e a transformou em símbolo de salvação, vitória e de glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário