terça-feira, 26 de março de 2013

Raabe e sua Fé!

Hebreus 11, o "hall da fama da fé", cita apenas duas mulheres pelo nome: Sara , a esposa de Abraão (V. 11) e Raabe, uma prostituta de Jericó (v. 31).

Sara era uma mulher temente a Deus, esposa do fundador do povo hebreu, e Deus usou seu corpo consagrado para dar à luz Isaque. Raabe, por sua vez, era uma gentia ímpia que adorava deuses pagãos e vendia seu corpo. Em termos humanos, Sara e Raabe não tinham nada em comum. Mas do pondo de vista divino, Sara e Raabe compartilhavam a coisa mais importante da vida: as duas exercitaram a fé salvadora no verdadeiro Deus vivo.

A bíblia não apenas associa Raabe à Sara como também, em Tiago 2:21-26, a relaciona a Abraão. Tiago usa tanto Abraão quanto Raabe para ilustrar o fato de que a verdadeira fé salvadora sempre é demonstrada por meio de boas obras.

Porém, a bíblia vai mais longe e relaciona Raabe ao Messias! Ao ler a genealogia de Jesus Cristo em Mateus 1, encontramos o nome de Raabe na mesma lista (v. 5) que os nomes de Jacó, Davi e de outras pessoas da linhagem messiânica. Sem dúvida, ela percorreu um longo caminho de prostituta pagã a atepassada do Messias! "Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm 5:20).

Não se esqueça, porém, de que o mais importante sobre Raabe é sua fé (Js 2:9-13), mencionada algumas vezes no NT. Se ela não tivesse crido no Deus vivo (Js 2:9-13), não teria escondido os mensageiros de Josué (Js 2:4,6; 6:17,25) e tampouco teria pendurado o cordão de fio de escarlata à janela, por onde os espias haviam escapado. 

Para dissipar dúvidas, vejamos a fé de Raabe em Josué 2:9-13.
V.9 - "...e disse aos homens: Bem sei que o senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós.
V.10 - Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seom e a Ogue, que estavam dalém do Jordão, os quais destruístes.
V.11 - Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
V.12 - Agora,pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, pois que vos fiz beneficência, que vós também fareis beneficência à casa de meu pai, e dai-me um sinal certo,
V.13 - de que darei a vida a meu pai e á minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis as nossas vidas da morte".

Vejam! No v.12, Raabe pediu que lhe dessem "...um sinal certo," da aliança que se estava fazendo. 

No v.18, vemos os espias dando a Raabe as instruções sobre o "sinal certo" que a livraria da morte : o cordão de fio de escarlata atado à janela(simbolismo do sangue do cordeiro). Atar o cordão de fio de escarlata à janela foi resultado da fé viva e salvadora, gerada pela palavra que havia chegado aos seus ouvidos, conforme Js 2:9-13.

Corroborando com o que dizemos, Tiago fala que "...a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma" (Tg 2:17).

Muitos falam do sangue de Jesus sem a fé viva em seus corações, alguns até como como deboche. Vemos isso até na mídia! De que vale essa banalização? 

A fé é o que há de mais essencial para qualquer pessoa, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6). Nem tudo o que é chamado de "fé" constitui, de fato, fé verdadeira como aquela descrita nas Escrituras.

Tanto Hebreus 11:31 quanto Tiago 2:25 mostram que Raabe havia depositado sua fé no Deus vivo antes de os espias chegarem a Jericó. A fé de Raabe não estava no cordão de fio de escarlata, estava no Deus vivo!.

Se admitíssemos que Raabe foi salva por causa do cordão do fio de escarlata, estaríamos admitindo que ela foi salva pelas obras e não pelo único meio de graça : a fé! (Ef 2:8,9).

Raabe demonstrou mais fé do que aqueles dez espias quarenta anos antes. Sua fé baseava-se em fatos concretos e não apenas em sentimentos, pois ela ouviu falar dos grandes milagres que Deus havia realizado, a começar pela divisão das águas do mar Vermelho no êxodo. 

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rm 10:17).

Como era a fé de Raabe?

O que veio primeiro, a fé ou o cordão de fio de escarlata?

Raabe creu no Deus vivo ou no cordão de fio de escarlata, que foi usado como "sinal certo" (v.12) da aliança selada?
Literatura Utilizada: Pequena Enciclopédia Bíblica, IBAD; Comentário Bíblico Expositivo, Geografica Editora, W.W.Wiersbe e Bíblia de Estudo Palavras Chave Hebraico-Grego, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário