quarta-feira, 13 de março de 2013

Ler as escrituras

"Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (João 5:39).

O povo judeu reverenciava profundamente a Palavra escrita de Deus, especialmente a Lei que ele havia lhes dado por intermédio de Moisés. Moisés ouviu a voz de Deus e viu a sua glória, mas encontramos essa mesma voz e glória na Palavra inspirada de Deus (II Pe 1:12-21).

As Escrituras do Antigo Testamento dão testemunho de Jesus Cristo e, no entanto, as pessoas que receberam e que preservaram essa Palavra não foram capazes de reconhecer o próprio Messias.

Por quê?

Pelo fato de não permitirem que a Palavra gerasse fé em seus corações (Jo 5:38). É provável que João 5:39 seja a declaração de um fato, não uma ordem a ser obedecida: "Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna...".

Os escribas procuravam conhecer a Palavra de Deus, mas não conheciam o Deus da Palavra! Contavam todas as letras dos textos, mas deixavam passar as verdades espirituais contidas nesses textos.

É triste quando o "estudo" da Bíblia torna as pessoas arrogantes e intransigentes, não humildes e dispostas para servir a outros, até mesmo aos que tem opiniões discordantes. A marca do verdadeiro estudo bíblico não é o conhecimento que ensoberbece, mas o amor que edifica (I Co 8:1).

Todo crente precisa entender uma coisa, fundamental para a salvação: priorizar a leitura e prática das Escrituras Sagradas. E que tudo seja feito tendo como norte a inspiração divina, e jamais através de interpretações particulares.

Dos dons espirituais até a "menor" benção, tudo decorre do conhecimento e prática da Palavra de Deus. Não o inverso!

Estabeleça a leitura e prática da Palavra de Deus como prioridade, os dons e outras bençãos, serão consequências maravilhosas e inevitáveis!

E, viva a Sã Doutrina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário