terça-feira, 12 de março de 2013

Manancial de vida

A Língua e seu Poder de Edificação e Alegria : Uma Fonte e Uma Árvore - Tiago 3:9-12.

A fonte oferece, evidentemente, a água fresca da qual o ser humano precisa para sobreviver. Nos países do Oriente Médio, a presença de uma fonte de água fresca é uma grande benção para uma comunidade. O ser humano precisa de água não apenas para beber, mas também para lavar, cozinhar, irrigar suas lavouras e para uma série de outras atividades essenciais à vida.

"A boca do justo é manancial de vida..." (Pv 10:11).

"O ensino do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte" (Pv 13:14).

"Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria" (Pv 18:4).

Esses versículos são paralelos àquilo que Tiago escreve e ressaltam a importância de nossas palavras.

Como água, nossas palavras também podem dar vida. Mas, se não for controlada, a água pode causar morte e destruição.

Quando, porém, nos inclinamos sobre uma fonte para beber um gole de água fresca, raramente nos lembramos de enchentes e destruições. Pensamos apenas na dádiva preciosa do refrigério que vem de um gole de água. Não seria possível ter saúde sem água.

"Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde" (Pv 12:18).

O apóstolo Paulo orava para ser um refrigério aos santos de Roma quando fosse visitá-los (Rm 15:32). Ele costumava citar o nome de santos que o haviam revigorado (I Cor 16:18; Fm 7, 20).

Outra propriedade da água é sua capacidade de purificar. No tabernáculo e no Templo do AT, havia uma bacia em que os sacerdotes deveriam lavar as mãos e os pés. A Palavra de Deus é água purificadora (Jo 15:3; Ef 5:26,27).

Mas nossas palavras para outros também podem ajudar a purificá-los e a santificá-los. Nossas palavras devem ser como o rio descrito em Ezequiel 47 que dava vida a tudo o que tocava.

A língua também é aprazível, pois, é como uma árvore. Nas regiões descritas na Bíblia, as árvores eram de importância vital para a economia: ajudavam a fixar o solo, davam sombra e frutos e embelezavam a paisagem.

Nossas palavras podem ajudar a abrigar e animar um viajante cansado e a alimentar uma alma faminta!

"Os lábios do justo apascentam muitos..." (Pv 10:21).

"Prata escolhida é a língua do justo..." (Pv 10:20).

Jesus Cristo declarou : "...as palavras que eu vos disse são espírito e vida" (Jo 6:63). Quando compartilhamos a Palavra com outros, os alimentamos e encorajamos ao longo do caminho.

Um dos elementos mais importante da árvore é seu sistema de raízes. Se as raízes não tiverem profundidade suficiente, a árvore não crescerá de maneira saudável. Se estivermos arraigados nas coisas do Senhor, nossas palavras serão fruto de nossa comunhão com ele.

Seremos como o homem "bem-aventurado" do Salmo 1º e produziremos frutos no devido tempo. Um dos motivos pelos quais Jesus Cristo sempre tinha as palavras certas na hora certa era o fato de estar em comunhão com o Pai e de ouvir as palavras do céu a cada dia.

Eis seu testemunho:

"O Senhor Jeová me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer,a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem" (Is 50:4).

"E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava" (Mc 1:35).

A fim de ter uma língua aprazível, é preciso ter um encontro diário com o Senhor Jesus Cristo e aprender dele. Nossas "raízes espirituais" devem ser lançadas no solo profundo de sua Palavra. É preciso orar, meditar e permitir que o Espírito de Deus encha nosso coração com a verdade de Deus.

mas Tiago faz uma advertência: de uma fonte não pode jorrar dois tipos de água, e uma árvore não pode dar dois tipos de frutos. espera-se que uma fonte jorre água doce todo tempo, que uma figueira sempre dê figos e que uma oliveira sempre d~e olivas. A natureza reproduz-se segundo sua espécie.

A incoerência da língua indica que há algo errado com o coração.

A língua que bendiz o Pai e depois se volta para homens feitos à imagem de Deus e os amaldiçoa precisa encarecidamente de cura espiritual. Como é fácil cantar louvores durante os cultos e depois entrar no carro com a família e discutir e brigar até chegar em casa!

"Meus irmãos, não conveniente que estas coisas sejam assim!" O problema, é claro, não é a língua, é o coração. É fácil ter "inveja amargurada e sentimento faccioso em nosso coração" (Tg 3:14).

"Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem" (Mt 15:18).

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4:23).

Ao encher nosso coração com a Palavra de Deus e nos sujeitar ao Espírito Santo, seremos fontes revigorantes e árvores produtivas.

Sem dúvida, a língua é um pequeno órgão que pode causar grandes problemas. Mas não precisa ser assim. Deus pode usar nossa língua para orientar a outros pelos caminhos da vida e para lhes dar alegria e refrigério em meio às tribulações. A língua é muito pequena, mas tem enorme poder!

Dediquemos a Deus a língua e o coração diariamente e deixemos que ele nos use, a fim de sermos benção para outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário